sábado, 21 de maio de 2011

Projeto "Operação Lágrimas Negras"


O Projeto "Operação Lágrimas Negras" foi o primeiro plano temático do Programa Regional de Educação pela Arte (PREAA)e foi desenvolvido ao longo de uma década, numa parceria entre a Direcção Regional de Educação do Algarve e várias entidades locais e regionais, incluindo os municípios da região.

O objetivo principal foi sensibilizar a população algarvia e os políticos em particular para o elevado risco de uma maré negra no Algarve, como consequência directa do imenso tráfego marítimo de transporte de petróleo e seus derivados junto à costa, mais propriamente perto do Cabo de São Vicente .
  • Desenvolveram-se actividades através do teatro, da música, da dança e da expressão plástica,
  • Envolveram-se educadores de infância, professores e alunos de todo o Algarve,
  • As escolas realizaram uma petição pública que foi entregue por uma aluna da Escola EB 2.3 Jacinto Correia de Lagoa, como representante dos alunos do Algarve, ao então presidente da Assembleia da República, em 5 de Junho de 2000.
O resultado de todo este envolvimento materializou-se com a colocação de Sistemas de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) e o afastamento dos corredores marítimos de navegação, de cinco para 20 milhas náuticas, ao largo do Cabo de São Vicente.

A cerimónia de encerramento do projecto aconteceu em Lagoa, no dia 11 de Maio, junto à Torre de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) na Ponta do Altar, em Ferragudo, com a presença de representantes do governo, do município e das entidades que colaboraram no projecto.Estiveram também envolvidos os alunos das escolas EB 2.3 e Secundárias do Algarve, que em conjunto com especialistas da arte de grafitti decoraram a torre com imagens alusivas ao tema do projeto.

Houve aqui um efectivo envolvimento da comunidade educativa na resolução dos problemas ambientais!


Sem comentários:

Enviar um comentário