sábado, 2 de junho de 2012

Um exemplo de solidariedade


Escola EB1/JI de Porches
JARDIM DE INFÂNCIA DE PORCHES

Um exemplo de solidariedade…
Um exemplo de como uma comunidade educativa pode ultrapassar momentos difíceis…

A criança desenvolve-se e aprende em interação com o mundo que a rodeia. Quando inicia a sua frequência no Jardim de Infância já sabe muitas coisas sobre o “mundo” e o seu desejo de saber e compreender porquê é fomentado e alargado através de diferentes momentos de aprendizagem e que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração. Alargar os seus saberes e proporcionar-lhes uma grande diversidade de experiências é um dos objetivos da educação pré-escolar. Nesta perspetiva propusemo-nos visitar o ZOOMARINE e proporcionar sensações únicas numa viagem pelo mundo do conhecimento e aventura onde adultos e crianças descobrem os mistérios da vida marinha num dia repleto de surpresas e emoções. Para que tal fosse possível foi necessário envolver as famílias e a comunidade educativa. Era, essencial, conseguir verba que permitisse suportar a despesa do autocarro e ajudar a pagar alguns bilhetes. Surgiram ideias e surgiu uma enorme vontade de colaborar e cooperar. Os pais da Barbara trouxeram as aboboras da horta, a mãe da Stela ensinou-nos a preparar a abóbora e preparou, no Jardim de Infância, DOCE DE CHILA. A mãe do Tomás, a mãe do Gabriel, a mãe da Matilde, a Ana e a Vera começaram a preparar os DOCES. A mãe da Matilde surpreendeu-nos com DOCES de abobora e cenoura, morango, ananás e gengibre e todos eles deliciosos. O Gilberto, a Margarida e o Ricardo escreveram as etiquetas e logo o pai da Matilde criou uma etiqueta com a nossa fotografia de grupo. Agora era preciso vendê-los!....A Professora Ana Rita, Coordenadora da Escola EB!/JI de Porches ajudou-nos e conseguiu que colocássemos os doces na Secretaria da Escola EB 2, 3 Jacinto Correia onde contamos com a colaboração da Professora Ana Paula e da D. Anabela. Em Porches, as famílias tentavam comprar e vender e em algumas semanas conseguimos angariar fundos que nos permitiram alugar um autocarro para a visita ao ZOOMARINE e ainda suportar o pagamento de alguns bilhetes.

As crianças do Jardim de Infância de Porches beneficiaram de um dia fantástico no ZOOMARINE, mas também beneficiaram ao verem os adultos que os rodeiam colaborarem de uma forma criativa para tornarem possível essa visita.

Os adultos envolvidos beneficiaram por constatarem que com amor, esforço e criatividade puderam proporcionar um momento de felicidade às suas crianças.




Sem comentários:

Enviar um comentário