sábado, 8 de dezembro de 2012

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral


A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020, metas para a saúde oral que exigem um reforço das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de educação e saúde dos serviços públicos e privados.

Neste sentido foi criado o Programa Nacional da Saúde Oral o qual desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvendo-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.

As doenças orais constituem, pela sua elevada prevalência, um dos principais problemas de saúde da população infantil e juvenil. No entanto, se adequadamente prevenidas e precocemente tratadas, a cárie e as doenças periodontais são de uma elevada vulnerabilidade, com custos económicos reduzidos e ganhos em saúde relevantes.


Assim, a intervenção de promoção da saúde oral, que se inicia durante a gravidez e se desenvolve ao longo da infância, em Saúde Infantil e Juvenil, consolida-se no Jardim-de-infância e na Escola, através da Saúde Escolar.

A enfermeira do Centro de Saúde de Lagoa e o Higienista Oral vieram ao nosso Jardim de Infância contar-nos uma história em fantoches e ensinar-nos a cuidar da nossa higiene oral.





1 comentário:

  1. Grandes projetos e... meninos muito atentos!
    Um beijinho grande a todos!

    ResponderEliminar